
O Mercado Livre de Energia (MLE) é um ambiente de negociação onde consumidores podem comprar energia elétrica diretamente de geradores ou comercializadores, em vez de apenas da distribuidora local. Essa liberdade permite:
Criado em 1995, o ACL (Ambiente de Contratação Livre) ou MLE (Mercado Livre de Energia) surgiu para que o setor de energia elétrica iniciasse um processo de modernização. O primeiro contrato de compra de energia no MLE foi firmado em 1999, após a publicação das regras de comercialização.
Desde o início de 2024, pequenas e médias empresas que recebem energia em alta tensão, podem participar do MLE. Antes a participação era restrita a clientes do grupo A e com demanda contratada de no mínimo 500kW.
Existem diversos agentes no mercado (geradores e comercializadores) que poderão vender energia para o consumidor livre. Nestas operações de venda, as negociações são bilaterais, sendo possível negociar todas as condições comerciais como: preço, período de suprimento, flexibilidade do contrato, tipo de energia etc.
Para isso, é aconselhada a contratação de uma consultoria especializada para que sejam apresentadas ao consumidor as melhores opções de contratação, sempre objetivando a maior redução de custo possível.
Nós da EGI energia solar temos os maiores geradores de energia e contamos com as melhores condições para que você possa economizar e ter tranquilidade.
A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) é um órgão sem fins lucrativos responsável por toda contabilização e registros dos contratos de energia do mercado brasileiro. Para se tornar um consumidor do Mercado Livre de Energia, é obrigatória a adesão na CCEE, pois só assim os contratos de energia serão registrados.
Há diversos países no mundo todo que tem o Mercado Livre de Energia em operação. Na Europa como França, Portugal, Itália, Alemanha, além do Chile, Estados Unidos, Austrália, entre outros.
Em 35 países o MLE é destinado a todos os clientes, inclusive os residenciais. Outros países têm um nível de abertura maior.” Ele lembra que, nos Estados Unidos, 23 dos 50 estados têm o mercado totalmente aberto a todos os consumidores. Nos maiores mercados de energia do Canadá, que são as províncias de Ontário e Alberta, todos são livres; enquanto na Rússia o mercado não é aberto apenas para o consumidor residencial.
Clientes do grupo A já podem escolher o seu fornecedor de energia e negociar até mesmo os preços da energia. Economize até 40% com a modalidade de compra de energia no Mercado Livre de Energia.
Quer saber como você pode economizar até 40% em energia sem fazer nenhum investimento?
