
No Brasil, desde a conexão de primeira usina de energia solar, em 2011, que tinha capacidade de geração de 1MW de energia, se passaram 14 anos. Pode parecer muito tempo, mas se pensarmos que neste período, temos mais de 4,5 milhões de imóveis que se beneficiam da energia solar, vemos um avanço enorme tanto aqui no Brasil, como no mundo. Junto desta expansão, surgem a necessidade de novos serviços para atender a uma demanda cada vez mais urgente, principalmente devido aos avanços do Aquecimento Global.
Ao menos para a nossa era, o SOL é um astro de energia ilimitada, porém para que possamos utilizar o máximo a energia que ele proporciona, precisamos ter equipamentos de qualidade.
O desenvolvimento de equipamentos e serviços para o aproveitamento da energia gerada pelo sol, é uma solução para a transformação da energia gerada pelos painéis e o transporte para a utilização seja no local da geração, ou seja, em outros locais. Com base neste processo, a utilização da energia gerada num local, pode ser utilizada para abatimento da conta de energia de outro imóvel. Outras soluções são o Mercado Livre de Energia, o Armazenamento de energia, serviços de operação e manutenção, etc.
Com toda a certeza ainda vale muito a pena. Pense que os equipamentos de energia solar têm vida útil acima de 15 anos e aliado às reduções nos custos de implantação, vale muito a pena. Um dado atual (Jan/25) mostra que o tempo de payback médio é de 1,9 anos, ou seja, você investe, tem o retorno do investimento em menos de 2 anos e ainda pode se utilizar dos equipamentos por pelo menos mais 23 anos. Outro impacto da queda dos preços é o payback média de um sistema com baterias de armazenamento, caiu para 3,8 a 4,5 anos, mais ou menos o que era a 2 anos atrás o investimento em uma usina residencial.
Nosso time comercial, bem como nossa equipe de engenharia ou de instalação está totalmente disponível para tirar todas as eventuais dúvidas que podem surgir. Um dos pontos mais importantes a se considerar quando da decisão de investir, é saber ao menos o básico de uma usina para evitar dores de cabeça no futuro.
Ao ter uma usina geradora de energia elétrica através da energia solar, a pessoa se torna parte de uma rede de geradores, transportadores e consumidores de energia, mesmo que já participa de forma indireta, agora será como coadjuvante e isso exige um conhecimento maior da legislação para evitar dores de cabeça, entre outras.
Economize até 90%
Economize até 20% SEM investimentos
Economize até 40% negociando preços de energia
Guarde energia para quando faltar
Confira se a cobrança está correta
Cuide de sua usina e economize muito mais
Quer saber das novidades do setor de energia? Vamos conversar?
